Vale a pena conhecer a história desta notável madame, Sra. Irena Sendler, que deveria ter sido melhor reconhecida pela sociedade...
Irena Sendler, uma senhora de 98 anos, faleceu há pouco tempo, e merecia o Prêmio Nobel da Paz, mas perdeu a candidatura para um governante americano.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia como especialista em canalizações, mas seus planos iam mais além, pois conhecia os planos dos nazistas (isto porque era alemã).
Irena trazia crianças judias escondidas no fundo de sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás de sua caminhoneta, para crianças de maior tamanho. Também levava na parte de trás um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas assim que entrava e saía do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão, e seu ladrar abafava barulhos feitos pelas crianças. Enquanto ela conseguiu manter este trabalho, salvou mais de 2500 crianças. Por fim, os nazistas descobriram, e partiram-lhe ambos os braços e as pernas, e a prenderam brutamente.
Irena conseguiu manter um registro com os nomes de todas as crianças que salvou. guardado dentro de uma garrafa enterrada no pé de uma árvore em sua casa.
Depois de terminada a Guerra, tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família novamente. A maioria havia sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
Em 2007, foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz, mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos contra o aquecimento global...
A nossa obrigação como seres humanos é não deixar que esta senhora seja esquecida, e que seu exemplo se perpetue por vários e vários anos.
Irena Sendler (15.fev.1910 - 12.mai.2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário